Empoderamento da mulher preta sim, mas resguardada as devidas proporções.



Sim, o empoderamento da mulher preta está aí na porta da sociedade contemporânea. Mulheres de negócios, empreendedoras, independentes financeiramente e emocionalmente. Sim! Isso é o “poder” que elas conquistaram, de tanto apanharem do machismo aprenderam a bater também. Estão se igualando em todos os níveis sociais, emocionais e políticos. A união dessas mulheres e o corporativismo entre elas são reforçados por elos fraternos, tendo a compaixão como uma força motriz, as histórias dessas mulheres pretas se entrelaçam no sofrimento desde a tenra infância passando pela a fase adulta, seja nas relações afetivo-sexual até nos problemas no dia a dia, como o racismo e o machismo.

A evolução dessas mulheres no dia a dia é notória. Elas pagam as suas contas e ainda do seu amigo ou ficante. Ajudam as suas amigas em todas as situações e são ajudadas por elas sem a intromissão masculina, isso é uma vitória delas. A independência delas no lado emocional foi o auge do êxito no empoderamento, era o ponto fraco em grau máximo considerado a debilidade das mulheres. Agora não precisam se submeter a humilhações e situações para com os homens, elas lambem as suas feridas emocionais.


A proporção resguardada está nesse sentido, o homem preto? Em níveis acadêmicos existe um abismo em relação às mulheres pretas. No empreendedorismo não tem o “tino” como elas tem. As mulheres pretas são empreendedoras natas e guerreiras, sabem o que querem e como querem o homem preto não acompanha e não entende, é isso mesmo? Será que falam a mesma língua esses homens e mulheres pretas? Onde convergem é na relação afetivo-sexual de fato não abrem mão de sua parceria, mas em outras áreas não se entendem.


Existe um contexto histórico diferente para com o homem preto que respiga até hoje no dia a dia deles. A falta de perspectiva é uma, a baixa auto estima é outra e isso as mulheres pretas empoderadas não entende e não se preocupam em entender. Não se debate mais sobre o “homem preto” na academia e nem em outro espaço de militância ou fora dele, já virou um consenso geral que não temos problemas emocionais e nem falta de motivação nas agruras da vida. A fuga em muitos casos vem nessas nuances sociais e afetivas, aonde são taxados de mulherengos e beberrões aonde curtem a madrugada e o futebol no final de semana, estereótipos de homens “moles” e até “vagabundos”. O empoderamento da mulher preta foi e está sendo um avanço na militância, mas até aonde vai isso? Sendo a militância um corpo se um dedo da mão dói todo o corpo sofre, portanto ele tem que está bem e por inteiro como um todo. Empoderamento da mulher preta sim! Junto com o homem preto, os dois unidos caminhando contra o racismo e machismo.


Maicon Jackle

Comentários

  1. Texto muito bom!!! Nós mulheres negras podemos mostrar nossa forca e nossa garra!!!

    ResponderExcluir
  2. Como falar dos problemas próprios dos homens pretos se eles não falam sobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá faltando comunicação então, eles querem falar mas as mulheres não querem ouvir.

      Excluir
  3. Essa informação de que a mulher empoderada não tem ou tem menos problemas afetivos que os machos de plantão é totalmente senso comum... Acho que atualmente, apesar de bancarem suas contas, transitarem em várias esferas sociais continuamos sendo e nos subjulgando. Não vamos generalizar...porque a onda do cabelo black e dos colares africanos é mais modismo que qualquer valorização da cultura negra pelos negros.
    Quanto a falta de comunicação isso é um problema de gênero que vai além da raça e do crédulo. A comunicação partida é boa para manutenção de interesses maiores... e assim vamos sobrevivendo. Sem pensar, sem falar...apenas recebendo os rótulos ora novos, ora antigos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário! É muito importante para nós!

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Punany

Buck Breaking/Quebrando o Valentão: O Estupro sistemático de Homens Negros durante a escravidão nos EUA

Confissões de um velho reprodutor