VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Dia dos Namorados - #AmorPreto

Boa tarde, galera!

Todos e todas nós sabemos da existência do Racismo. Sabemos como ele se estrutura e sabemos em quais medidas ele nos atinge. É muito comum hoje, em meio a esses discursos sobre diversidade, encontrarmos campanhas publicitárias com um ou dois/duas pretos/pretas marcando presença e sabemos muito bem que isso é uma espécie de cala boca.

Sabemos também da insistência midiática em caracterizar relacionamentos interraciais como solução prática para o fim do racismo. Isso fica muito evidente quando todos os casais das campanhas publicitárias são interraciais. Não mostram a família preta.

Como mulher preta com o mínimo de agência, isso me incomoda bastante. Primeiro, porque fica bastante nítida a necessidade de mascarar o racismo em mensagens subliminares de que ele não existe mais, que todos nós somos amigos, que vivemos tranquilos e em paz socialmente, e sabemos que não. Sabemos que a morte dos nossos jovens pretos, a favelização, a violação do corpo preto é sim coordenado e ordenado pelo branco e isso faz dele o nosso opressor direto. Não há motivos para romantizar isso.

E segundo, porque família preta é a coisa mais linda de se ver! E, ao contrário do que se pensa ou do que se faça crer, uma família preta bem estruturada é que é o solucionador dos nossos problemas, é o que nos dá força, que nos encoraja e que nos prepara para o enfrentamento do racismo.

Pensando nisso e sabendo que as campanhas de Dia dos Namorados não iria nos contemplar, criei uma campanha para mostrar mulheres pretas, gordas, magras, altas, baixas amando pa-ra ca-ram-baaaa! Isso mesmo! Noivas, namoradas, esposas... Todas lindas e maravilhosas com seus amores igualmente lindos e maravilhosos, porque assim o somos! E olha... Ficou lindo hein... Todo mundo querendo mostrar o que o #AmorPreto existe e resiste! Olha só:



Mais afeto!
#4P #AmorPreto

Aziza Awena - Preta&Gorda.
https://www.facebook.com/PretaeGorda/